Para dar início ao blog da TECA, nada melhor do que começar contando um pouco da história da marca, afinal, há mais de 40 anos encanta clientes com seu design elegante e atemporal.
Apesar da tecnologia ser desenvolvida exponencialmente a cada dia, tem hora que nada substitui a caneta e o bom bloco de anotação. Teca Leopoldo e Silva, criadora da TECA, logo se deu conta disso: "Quando eu tinha 21 anos, existia essa coisa de se ter um diário. Eu escrevia na minha agenda todos os dias e não tinha nada que eu gostasse, nada. Todas as agendas eram feias e cinzas". A partir dessa necessidade pessoal, ela teve a ideia de criar uma agenda única, que atendesse todas as necessidades, de confidenciar segredos a lembrar datas importantes. Ah, e que fosse linda também, claro!
E quer saber mais detalhes do primeiro produto da marca? Teca compartilhou com a gente! "Eu falei com uma amiga que estava se formando, em 1982. Eu disse 'vamos fazer uma agenda?' e acabou virando o projeto de TCC dela.
Fizemos algo que era completamente diferente do que tinha no mercado. Cada mês tinha uma cor, o miolo era todo quadriculado, no feriado tinha uma estrelinha, você tinha a passagem das luas… Naquela época não existia isso. A agenda aparecia por si só por ser uma coisa muito diferente. Vendemos mil agendas em um ano. No outro, passou para 5 mil e assim a empresa foi crescendo do próprio negócio. A gente nunca teve investidor, o investimento todo começou por nós mesmas."
Naquela época não existia isso. A agenda aparecia por si só por ser uma coisa muito diferente. Vendemos mil agendas em um ano. No outro, passou para 5 mil e assim a empresa foi crescendo do próprio negócio. A gente nunca teve investidor, o investimento todo começou por nós mesmas."
A agenda Quadriculada foi o primeiro produto, mas logo vieram os cadernos (1984) e o primeiro escritório (1984), que ficava na Av. Brig Luís Antônio, numa vila muito charmosa. Em 1986, vieram os primeiros cartões do Fabriano, o que tornou os cartões da TECA um acompanhamento perfeito para os presentes.
Até que em 1989, Teca passou a cuidar da empresa sozinha. O negócio já estava mais estabilizado, mas havia diversos desafios. O mercado foi se expandindo, assim como o catálogo da empresa, e sempre com o foco em criar produtos belos e de bom design.
"A ideia é oferecer produtos para o dia a dia ficar mais bonito, mais agradável. Nisso, nós passamos a fazer cartões também, para acompanhar os presentes", diz Teca.
E depois de tanto tempo de empresa, a TECA nunca deixou de apostar em apresentar novidades, não à toa que possui um público extremamente fiel. "Eu acho que temos um público fiel porque a gente não está só se repetindo. A gente está tentando, o tempo todo, trazer alguma coisa nova ou usando um novo tipo de material", conclui.
Atualmente, os cartões são as peças mais vendidas e conhecidas da TECA, seguidos pelas linhas estampadas com obras de arte. Falando nisso, um dos diferenciais da papelaria é a licença para reproduzir o trabalho de artistas, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Oswaldo e Emílio Goeldi, em peças exclusivas.
Todo ano, são lançadas novas coleções compostas por cadernos, calendários, agendas, blocos, planners e cartões, e decorados com obras ilustres.
Ficou interessado em conhecer mais dos produtos da TECA? Clica aqui!